Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu

Posted by on out 6, 2013 | 0 comments

Sementes de Chia: dicas para diminuir barriga

Sementes de Chia: dicas para diminuir barriga

Sementes de Chia: propriedades, benefícios e receitas

Conhecido desde os primórdios como “sementes de força”, as sementes de Chia vêm de uma planta floral chamada Salvia Hispanica, nativa dos países da América Central e, em especial do México e da Guatemala. Pesquisas histórica atestaram que Salvia Hispanica era considerada na época dos povos Maias e Astecas, a base da alimentação diária desses povos. Em particular, as sementes de Chia eram consideradas muito preciosas por causa de suas propriedades especiais. Eram consumidas antes das batalhas para aumentar a energia e resistência física, além disso, as sementes também eram oferecidas pelo povo aos seus governantes como sinal de devoção e gratidão e também eram usadas como oferendas aos deuses durante os ritos propiciatórios.

Sementes de Chia, chamada Salvia Hispanica

Sementes de Chia, chamada Salvia Hispanica

Mas por que as sementes de Chia tornaram-se raras?

Com a chegada dos conquistadores espanhóis as plantações das sementes de Chia foram destruídas, visando o extermínio das grandes civilizações Maia e Asteca. O resultado foi que apenas algumas culturas confinadas nas regiões de montanha se salvaram da ferocidade espanhola.
A planta, no entanto, foi exportada para a Europa, principalmente para a Espanha, onde seu cultivo teve um rápido e popular desenvolvimento.
Nos tempos modernos, as sementes de Chia foram revalorizadas e redescobertas no início dos anos noventa, graças a um programa de cooperação internacional realizadas por alguns países, como a Colômbia, norte da Argentina e Guatemala, a fim de reintroduzí-la na alimentação das pessoas estas sementes de propriedades nutritivas muito importante.

Chia, sementes de força

Chia, sementes de força

 

Quais são as propriedades das sementes de Chia?

As sementes de Chia representam antes de tudo uma incrível fonte de vitaminas, em especial, as importantes A, B, C, B6 e B12. Essas vitaminas são essenciais em uma alimentação correta e harmoniosa e são extremamente úteis como um remédio natural contra a estados de ansiedade e déficit de atenção.

A presença de sais minerais presentes nas sementes de Chia é variada e muito alta. Neles contêm potássio e magnésio, úteis para o relaxamento muscular e para facilitar o repouso, bem como o fósforo, o cobre e sódio. Também está presente nas sementes uma elevada percentagem de zinco, um mineral pouco pesquisado mas importante especialmente para as mulheres devido a sua importante função a nível hemático. Além disso, o teor de cálcio e ferro presentes é elevado. Eles representam minerais importantes para a saúde dos ossos, dos tecidos e das paredes venosas, especialmente na constituição feminina, muitas vezes carentes destes minerais.

As sementes de Chia tornaram-se fonte de energia sublime

As sementes de Chia tornaram-se fonte de energia sublime

Graças a uma contribuição tão elevada de minerais as sementes de Chia tornaram-se fonte de energia sublime, sem efeitos colaterais, como hipertensão e ânsia. Pelo contrário, a sua principal virtude é fornecer energia para manter relaxado do sistema nervoso. A partir destas características pode-se explicar a sua utilização nos tempos antigos em busca de vigor físico e ao mesmo tempo de uma grande lucidez mental.

Emfim, as sementes de Chia são ricas em gorduras essenciais e “boas”, como Ômega 3 e Ômega 6, indispensáveis para manter a elasticidade da pele e a saúde dos cabelos e das unhas, além de prevenir doenças do sangue e cardiovasculares.

Leia a parte II deste artigo com algumas receitas!

 

Comentários

comentários

0 Comments

Trackbacks/Pingbacks

  1. Sementes de Chia: dicas para emagrecer - Dicas de moda e beleza: roupas, maquiagem, saúde, tendênciasDicas de moda e beleza: roupas, maquiagem, saúde, tendências - […] sementes de Chia têm propriedades notáveis ​​que podem ser exploradas em uma dieta que visa a perda de peso.…

Post a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *